Equilibrista 2018

Equilibrista 2018

Ricardo Eguchi, Chief Finance Officer (CFO) para a América Latina da KION Group, é o ganhador do troféu Equilibrista 2018. O mais importante prêmio da comunidade de negócios, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Campinas), é o reconhecimento pelas atividades exercidas pelo profissional durante o último ano e também pelo conjunto de realizações ao longo de sua carreira. Contabilista, administrador de empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-São Paulo), MBA pelo INSPER e pela London Business School, Ricardo Eguchi cursa atualmente o Global Executive Program da INSEAD. Há seis anos está à frente da equipe de Finanças, IT e Legal da KION Group, uma das empresas líderes no segmento de máquinas para movimentação e armazenagem de materiais. Ricardo Eguchi iniciou sua carreira como trainee na Alcoa. Mais tarde, teve atuação notável como gestor no processo de expansão e crescimento do Carrefour. Na Bayer, foi o responsável pela área de Planejamento Estratégico com o desenvolvimento e implantação do Balance ScoreCard da empresa. Como diretor financeiro para a América Latina, liderou todo o processo de expansão e reestruturação financeira da Terex. No Jardim Botânico, conduziu processos de aquisições e fusões no Brasil, nos Estados Unidos e na China atuando no fundo de private equity. No KION Group, realizou um trabalho importante na reestruturação de finanças e renegociação de dívidas. Nos últimos anos, mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, a equipe comandada por Eguchi foi destaque de performance financeira na América Latina. Recentemente, o executivo desenvolveu o KFS (KION Financial Services), braço de serviços financeiros reconhecido como banco da montadora, com vistas ao fomento de crédito para clientes com uma base digital via aplicativo KFS+. Ricardo Eguchi recebe o prêmio do IBEF como reconhecimento a seu trabalho e também o de toda a equipe liderada por ele. “O troféu Equilibrista 2018 reafirma o desejo e esforço, meu e da KION Group, em enfrentar e crescer na adversidade. E reforça nosso compromisso com nossos colaboradores e parceiros”, afirma. “Este prêmio é desejado por todo executivo de finanças, é o reconhecimento pelo meu trabalho e da minha equipe. Agradeço a meus pais pelos valores que sempre me passaram e pela educação que me proporcionaram. Ao meu avô, imigrante, que sempre me ensinou a perseverar. “Gambare!” Em japonês significa: se esforce, dê o seu melhor! Ao meu “pequeno samurai” Lucas, que nem sempre entende a minha jornada de trabalho, compromissos e viagens profissionais e cobra minha presença em casa. A minha esposa Denise, há 16 anos ao meu lado, nos bons momentos e nos de superação, que cuida de mim e da nossa família, me dando o apoio para que eu faça o meu melhor.” (Ricardo Eguchi)

KION Group
Empresa alemã com mais 200 anos de liderança nos segmentos onde atua, tendo seu inicio através da LINDE e DEMAG. Com receita de 8,7 bilhões de dólares no ano de 2017 e presente em mais de 100 países, o KION Group projeta e desenvolve soluções logísticas que otimizam o fluxo de materiais e informações em fábricas, armazéns e centros de distribuição. Em 2013, com a abertura de capital na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, o grupo obteve valorização acima de 100%. A empresa é a maior fabricante de empilhadeiras na Europa e a segunda maior do mundo. Atualmente, é o fornecedor que lidera a automação em armazéns.

A KION South America, líder em empilhadeiras e equipamentos de armazenagem no Brasil, detém as marcas Linde, STILL, Dematic e Baoli e está organizada para atender as quatro plataformas de sua área de cobertura (Brasil, Mercosul, Pacífico e Caribe), com abrangência de 27 países na América Latina e atuação de cerca de 700 colaboradores. Com a liderança da marca STILL no mercado brasileiro, a empresa é reconhecida pelo melhor pós-venda e melhor cobertura do País, sendo o único player a prover soluções one-stop-shop para o mercado de logística. A KION se posiciona como protagonista na nova era da logística 4.0 com investimentos em tecnologias inovadoras, software para automação e gerenciamento de processos, integração de toda a cadeia logística, AGV’s (veículos autônomos guiados), além de software e aplicativos para gestão de frota, abrangendo a visão logística em 360 graus.

WhatsApp chat