Corrente do bem em tempos de pandemia

Artigo por Ana Júlia Lissoni Cornélio e Marina Di Nardo

Advogadas do escritório Finocchio & Ustra Sociedade de Advogados e idealizadoras da ação.

Pandemia mundial, estado de calamidade decretado no Brasil, quarentena rígida no estado de São Paulo, um home office diferente e isolamento social. De repente, nos deparamos com um cenário atípico. Em poucos dias, percebemos que a nova realidade seria desafiadora para nós e o quanto ela poderia afetar drasticamente a parcela mais carente da população. Nesse momento, sentimos que tínhamos um papel a ser cumprido durante a pandemia e que não poderíamos ficar de braços cruzados. Eis que surge uma corrente do bem.

O primeiro elo já havia sido criado desde agosto de 2019, por intermédio do Comitê do Bem do escritório Finocchio & Ustra, criado para realizar ações solidárias, gerar debates entre os advogados e funcionários e buscar melhorias à sociedade que nos cerca. Dando continuidade a essa corrente, lançamos uma campanha de arrecadação de alimentos, cestas básicas, máscaras de proteção e itens de higiene e limpeza para poder levar um pouco de esperança às pessoas que não podiam mais arcar com suas necessidades básicas.

Ao compartilharmos a nossa corrente do bem com amigos, parceiros e clientes, despertamos sentimentos de empatia, amor ao próximo e senso de responsabilidade social. Contamos com a ajuda e com doações de centenas de pessoas, que puderam contribuir para impactar positivamente a vida de muitas famílias e amenizar os efeitos da pandemia.

Ao longo das entregas, nos deparamos com histórias de famílias que perderam seus empregos, que passaram a depender totalmente do apoio do governo e com crianças impedidas de frequentar a escola onde realizavam a única refeição do dia, além de famílias que formavam fila à espera de ajuda e mantimentos.

Após a terceira etapa da nossa campanha, com mais de 15 toneladas de doações e entregas realizadas nas comunidades da Vila Brandina, Jardim Líria, Campo Grande e Parque Valença, em Campinas (SP), temos uma certeza: a missão de espalhar a corrente e ajudar cada vez mais, continua.

WhatsApp chat