Entrar
Siga o IBEF Campinas no Facebook Siga o IBEF Campinas no LinkedIn Siga o IBEF Campinas no Instagram

Equilibrista 2016


gustavo-ceccato_3m_out-2016-16
 Gustavo Bicudo E Ceccato - Diretor de Finanças e TI da 3M do Brasil

Responsável pela Gerência Geral de Finanças e Tecnologia de Informação da gigante 3M do Brasil, Gustavo Bicudo E Ceccato é o grande ganhador do Troféu “O Equilibrista”. Sua indicação se justifica por seu rico currículo profissional e, obviamente, por sua destacada atuação em uma das áreas mais importantes da empresa onde está há 18 anos.
Na 3M, Ceccato iniciou a sua carreira multifuncional como Analista de Planejamento Financeiro. Desde outubro de 2013, destaca-se dentro da área gerencial da companhia. Com 43 anos de idade, casado com Fernanda Maria Frias Ceccato com quem tem dois filhos, o executivo também se destaca no cenário empresarial por sua formação.
Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com MBA pela Cornell University, nos Estados Unidos, Ceccato também atuou antes de ingressar na 3M, no Banco de Boston, onde trabalhou na área de Investimentos. Antes de chegar ao posto que ocupa atualmente na 3M, ele exerceu várias funções na empresa com responsabilidades crescentes em Finanças, incluindo a posição de Líder de Tesouraria para a América Latina, sediado por três anos nos Estados Unidos. Também atuou como Master Black Belt, na área de Lean Six Sigma da 3M.
Residente em Campinas, Ceccato também se notabiliza em atividades de relevância que exerce em entidades representativas. É Vice-presidente do Conselho Diretivo da Escola Americana de Campinas, desde 2013. É membro do IBEF Campinas. Também participa do Grupo de Executivos de Finanças da AMCHAM (Câmara Americana do Comércio) de Campinas e do Grupo de Discussão Econômica da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).

Produtos inovadores
A 3M iniciou suas operações no Brasil há sete décadas, instalando-se inicialmente em Campinas em 1946. O Grupo 3M conta atualmente com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, nas cidades de Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga, Mairinque e São José do Rio Preto, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas; a Incavas, localizada no Rio Grande do Sul, e a Capital Safety, que opera no Paraná. A empresa também mantém no País estrutura de Pesquisa & Desenvolvimento, que compreende Laboratório de P&D e Centro Técnico para Clientes (CTC), dedicados à inovação.

3m-sumare_matriz-3m-no-brasil_aerea_alta-resolucao

As operações do Brasil figuram entre as 10 maiores subsidiárias da empresa no mundo, com grande capacidade produtiva local instalada, fabricando cerca de 70% dos produtos comercializados no País. Dos 55 mil itens de produtos que compõem o portifólio global da 3M, o Brasil comercializa 15 mil itens no mercado nacional. Além disto, 8,5% dos itens produzidos localmente são exportados para mais de 40 subsidiárias da empresa espalhadas pelo mundo e clientes diretos, especialmente de países como Estados Unidos, Alemanha, China, Argentina e Golfo Pérsico.

Em 2015 a subsidiária brasileira alcançou faturamento bruto de R$3,5 bilhões, fruto do empenho dos cerca de 3.800 funcionários que compõem a empresa localmente. No mesmo ano, a companhia atingiu US$30 bilhões em vendas globais, oferecendo produtos inovadores para diferentes mercados, por meio dos 90 mil colaboradores espalhados pelo mundo.