Entrar
Siga o IBEF Campinas no Facebook Siga o IBEF Campinas no LinkedIn Siga o IBEF Campinas no Instagram
familiaresDSC_2663

Empresas Familiares

As empresas familiares, no Brasil, registraram, em 2015, um desempenho superior ao da média mundial, segundo estudo da PwC, divulgado recentemente. Conforme o estudo, enquanto 79% das brasileiras cresceram no período e 76% esperam manter os resultados positivos nos próximos cinco anos, globalmente esses índices são de 65% e 85%, respectivamente. A pesquisa, de acordo com a consultoria, ouviu mais de 120 companhias no Brasil, a maioria de grande porte. No mundo todo, 2,4 mil pessoas foram entrevistadas, em mais de 40 países.

Estes números comprovam que as empresas familiares têm grande importância dentro do panorama econômico do Brasil, embora ainda não estejam preparadas para encarar algumas questões “internas”. Também conforme o estudo da PwC, o baixo índice de companhias que possuem planos de sucessão bem estruturados e documentados ( 11%)  contribui para que muitas delas ainda não estejam preparadas para situações que podem prejudicar a longevidade dos negócios.

 

Preocupado em auxiliar na resolução de várias questões que interferem na administração das empresas familiares é que o IBEF Campinas promove anualmente o Seminário Empresas Familiares que, neste ano, chega à sua 7ª edição. Com o evento, o IBEF Campinas busca ajudar os empresários a encontrarem os melhores e menos traumatizantes meios para que o negócio seja passado por gerações, o que exige que os integrantes da família participem do plano de desenvolvimento da empresa.