Destaques do Ano 2018

Indústria


BENTELER Automotive

BENTELER Automotive é a ganhadora do prêmio Destaque Indústria. A holding alemã, que tem sua sede nacional em Campinas (SP), desenvolve e produz sistemas e componentes para a indústria automotiva. Nesta premiação, o IBEF Campinas reconhece a contribuição da BENTELER para o crescimento de um dos setores mais expressivos da economia brasileira.

A BENTELER inicia sua história em 1876, com Carl Benteler abrindo uma loja de ferragens que o filho Eduard Benteler assumiu anos depois. Visionário, Eduard não tardou a expandir os negócios. Em 1916, comprou uma fábrica e passou a produzir tubos tensionados. Mas foi com a fabricação de tubos sem costura e soldados que o empresário alemão chamou a atenção da Ford e recebeu a incumbência de produzir tubos de escape para o modelo Ford Eifel, seu primeiro cliente no setor automotivo.

No cenário mundial, o Grupo BENTELER atua em três frentes de negócios independentes: BENTELER Automotive, BENTELER Steel/Tube e BENTELER Distribution. A Automotive é a maior das três divisões e fabrica chassis, módulos, sistemas de exaustão e componentes estruturais, entre outros produtos, além de investir em soluções para veículos elétricos. Hoje, presente em 25 países, com mais de 24 mil colaboradores, a BENTELER Automotive possui cinco plantas no território nacional. A primeira, instalada em 1996, na cidade de Campinas, constituiu-se também como sede da empresa no Brasil. Ao longo dos anos, foram construídas fábricas em Camaçari (BA), Porto Real (RJ), Joinville (SC) e São Caetano do Sul (SP).

Na solenidade promovida pelo IBEF, a empresa foi representada por Fabio Fagundes, CFO da BENTELER Automotive para Mercosul e África do Sul. Formado em Engenharia de Produção com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, possui diversos cursos de extensão na área financeira. Atuando na área há mais de 20 anos, iniciou sua carreira como engenheiro no grupo BSH Bosch-Siemens Home Appliances onde trabalhou por 12 anos, sendo sua última posição como diretor financeiro para América Latina. Ocupou também o cargo de CFO do Grupo Tyco/Plastrom Sensormatic no Brasil (atual Johnson Controls) e vice-presidente da Capgemini BPO.

Fábio Fagundes
CFO

 

Empresa Brasileira

Arcel Empreendimentos e Participações S/A

A Arcel Empreendimentos e Participações S.A. é a ganhadora do prêmio Destaque Empresa Brasileira. A holding independente, com sede em Campinas (SP), foi fundada por Armindo Dias, empresário reconhecido no Brasil e no Exterior pela excelência na gestão de negócios e geração de empregos. O IBEF Campinas se sente honrado por premiar uma empresa que tem seus valores firmados na ética, honestidade, seriedade, excelência, no respeito e compromisso com seus colaboradores e fornecedores. Fundada em 1994, a Arcel congrega negócios nos segmentos de hotelaria e eventos, concessionárias de veículos e empreendimentos imobiliários. Hoje, a holding é administrada por Antonio Dias, Camila Dias, Cristina Dias e Fátima Dias Nadelicci, filhos do fundador Armindo Dias.
As operações em hotelaria, iniciadas em 1997, elevaram o grupo Royal Palm Hotels & Resorts ao nível de referência em eventos, turismo de negócios e lazer. Hoje, são oito os empreendimentos geridos pelo grupo: Royal Palm Plaza Resort, hotel boutique The Palms, Centro de Convenções Royal Palm Hall, hotel Royal Palm Residence, três unidades dos hotéis Royal Palm Tower (uma em Indaiatuba e duas em Campinas), além do futuro Hotel Contemporâneo, de categoria econômica. O segmento automotivo é representado pelo grupo Tempo, com lojas em Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré e Valinhos que compõem uma das maiores redes de concessionárias de veículos do interior de São Paulo.
Nos negócios imobiliários, o grupo oferece soluções logísticas com empreendimentos imobiliários modernos e bem estruturados. Além de todos os imóveis em que estão localizadas as empresas da holding, a Arcel conta com prédios corporativos, imóveis para o varejo, industriais e centros de distribuição.

Armindo Dias (Fundador – in memorian)
Em 1956, um jovem deixava a família e a pequena aldeia em que vivia em Portugal para prosperar no Brasil. Com 250 dólares emprestados, comprou uma passagem de navio rumo ao porto de Santos. É assim que começa a surpreendente história de Armindo Dias. Na Bahia, Armindo Dias teve a primeira oportunidade de trabalho, como representante de produtos alimentícios. Uma empreitada após a outra, não tardou para que descobrisse um celeiro de oportunidades no interior paulista.
Em 1964, Dias, juntamente com outros sócios, adquiriu a Doces Campineira e, com isso, tratou de fixar residência em Campinas para criar seus filhos. Três décadas mais tarde, em 1992, a companhia tornou-se líder nacional do segmento com a marca Triunfo, gerando 2,4 mil empregos diretos. No início, a Doces Campineira produzia 10 toneladas de biscoitos por dia. Em 1992, a Cia. Campineira fabricava 300 toneladas diariamente pela Triunfo.
Em 1994, com uma história de grande sucesso para contar, Armindo Dias vendeu a Triunfo. No entanto, em vez de descansar, o empresário passou a investir no ramo imobiliário com a fundação da Arcel Empreendimentos e Participações S.A. Três anos mais tarde, com a expansão dos negócios da Arcel, adquiriu o hotel The Royal Palm Plaza, que se tornaria uma referência em turismo de negócios, lazer e eventos com outros sete empreendimentos geridos pela equipe de Dias. Assim como o hotel, a concessionária Tempo surgiu com a aquisição de outra concessionária, e crescendo se transformou na rede de concessionárias de automóveis Tempo.
Arcel, vale lembrar, é a junção dos nomes Armindo e Célia, esposa do empresário, e reflete uma história de comprometimento com o trabalho e a família.

Armindo Dias

 

Responsabilidade Social

Instituto Educacional Dona Carminha

O Instituto Educacional Dona Carminha, ganhador do prêmio Destaque Responsabilidade Social, assumiu há 42 anos um compromisso pela educação e cidadania dos surdos. É uma honra para o IBEF Campinas contemplar esta entidade pública sem fins lucrativos sediada em Campinas (SP) que tanto tem trabalhado pela inclusão social por meio de iniciativas inovadoras.

Fundado em 1976, o Instituto Educacional Dona Carminha promove educação e cidadania a pessoas com deficiência auditiva. A entidade filiada à Fundação Feac está registrada e credenciada nos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e Assistência Social.

Em 2011, o Instituto Educacional Dona Carminha fundou sua creche inclusiva, que recebe atualmente 480 crianças de 1 a 5 anos de idade, com e sem deficiência, em período integral.

Outra ação reconhecida da entidade é o Programa de Atendimento Complementar, que atende mais de 60 surdos. Com a iniciativa, são oferecidos atendimento educacional especializado, terapia fonoaudiológica, serviço social e psicologia no contraturno escolar.

A proposta de ensino inovadora do Instituto Educacional Dona Carminha respeita e valoriza a infância, dando às crianças a oportunidade da inclusão e da descoberta.

Na solenidade promovida pelo IBEF, a entidade será representada por Patrícia Bignardi Torres, diretora pedagógica do Instituto Educacional Dona Carminha. Patrícia se define como uma apaixonada por educação, brincante de corpo e alma, aprendente, ensinante, observadora e defensora da cultura de infância. É formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-graduada em Neuropsicologia com enfoque em Neurologia Infantil (FCM Unicamp), tem MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em docência/tradução e interpretação em LIBRAS e em educação infantil.

Patrícia Bignardi Torres
Diretora Pedagógica

WhatsApp chat