Pesquisa Econômica 2023

Os resultados da Pesquisa Econômica IBEF Campinas Interior Paulista já estão disponíveis no arquivo abaixo, junto de um release do nosso Presidente, Augusto de Assunção.

Confira no PDF abaixo:

Clique aqui para visualizar o PDF

O IBEF Campinas Interior Paulista (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) realiza anualmente sua Pesquisa Econômica com presidentes de empresas, diretores financeiros, controllers e gerentes dos setores de indústria, agronegócio, comércio e serviços. A edição 2023 traz um panorama das expectativas do empresariado da região com relação a alguns temas como câmbio, emprego, investimentos, transformação digital, diversidade e outros.

Somados, 83% dos executivos da Região Metropolitana de Campinas responderam que irão manter os empregos atuais (46%) ou aumentar o número de postos de trabalho (37%) em 2023. No ano passado, 35% disse que iria aumentar, ou seja, 2% a menos que na edição atual. “Mais um ano em que a manutenção e a geração de emprego é um ponto de destaque no nosso estudo. Nossos associados são grandes empregadores de empresas nacionais e multinacionais”, diz Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas Interior Paulista.

E para que haja redução do nível de desemprego, 47% dos executivos apostam na Reforma Tributária e os demais no incentivo à formação de nível técnico, investimentos em educação básica e promoção de incentivos fiscais e das PPP na infraestrutura. “Investimentos em educação básica e nível técnico (24%) refletem a necessidade por melhoria na qualidade da mão de obra e, por consequência, o nível de emprego”, acrescenta Antonio Wellington da Costa Lopes, vice-presidente de Marketing e Ações Comerciais do IBEF.

Com relação ao crescimento das vendas, 54% espera um aumento de até 20% já considerando o retorno ao período pré-pandemia. “Mas enquanto a expectativa de vendas é boa, apenas 11% pretende investir acima de 10% do faturamento da empresa. A maioria (84%) vai investir até 10% no máximo”, completa Assunção.

No ano passado, o maior foco desses investimentos ficou na fatia da inovação (36%), mas em 2023 a maioria (45%) respondeu que está apostando em ações para ganho de produtividade e redução de custo. E por falar nisso, um dado inédito e que entrou na pesquisa desse ano foi relacionado ao home office: para 66% dos participantes a adaptação da unidade organizacional ao trabalho remoto foi considerada boa, sendo que 40% vai de 2 a 3 vezes por semana de forma presencial.

Perguntados sobre a transformação digital da sua empresa, 28% disse que se encontra em um nível avançado, contra 20% do ano anterior, o que demonstra uma evolução desse quesito. “Já o tema ESG é incentivado e promovido em 51% das empresas por meio de reformulação de processos, contra 15% que ainda nem incluiu o assunto no planejamento da companhia. E a pauta da diversidade está nas ações de 55% dos empresários participantes, considerados ótimos índices”, finaliza o presidente do IBEF.