Conhecer o maior hub de inovação aberta do agronegócio na América Latina, localizado em Piracicaba, interior de São Paulo, foi a atividade dos 18 participantes do IBEF Campinas Interior Paulista na manhã de 26 de fevereiro.
A visita faz parte do projeto “Ampliando Parcerias” que o Instituto retomou a todo vapor desde o ano passado e que vem, periodicamente, conectando-o com empresas de variados segmentos de atuação a fim de proporcionar networking de qualidade aos seus associados.
Antigo AgTech Garage, fundado em 2017, desde 2022 foi adquirido pela gigante mundial PwC e passou a ser Agtech Innovation, integrante do pilar de consultoria da multinacional. Uma comunidade que congrega a cadeia do agronegócio (empresas, startups, produtores, investidores, financiadores, academia, entre outros) em torno do ecossistema de inovação e empreendedorismo, para prover soluções e gerar conexões.
Os associados do IBEF foram recepcionados pela Gestora de Programas de Inovação e Relações Institucionais do Agtech Innovation, Gabriela Geraldi, ao lado de Gustavo Amud, coordenador do Comitê de Inovação e Tecnologia do IBEF e também Sócio de Auditoria da PwC Brasil, além do CEO do hub, Maurício Moraes, que também é líder global de Agribusiness da PwC. Eles fizeram uma apresentação seguida de um tour ao hub que abriga espaços modernos e inovadores, e todos puderam tirar dúvidas, trocar experiências e ampliar conhecimento.
O hub, que leva o slogan “Alimentando os empreendedores que alimentarão o mundo”, coloca à disposição dos clientes no Brasil e no mundo um ecossistema poderoso que cria valor aos negócios com competências que vão desde a definição da estratégia até sua execução, em uma nova dinâmica da inovação: aberta, em rede, colaborativa e ágil. “É como o ecossistema da natureza, todos os agentes atuando em conjunto e de forma fluida”, afirmou Moraes. “É muito importante entender as dores do processo dos nossos parceiros para levar soluções. A troca entre todos os agentes é essencial e é isso que fazemos aqui”, completou.
De acordo com Gabriela, a pandemia foi um divisor de águas nos negócios da empresa, pois teve o desafio de transformar o espaço em mais digital ainda. “Em 2020/2021 o Agtech se prova como hub de inovação com geração de valor. Trabalhamos com empreendedores que já querem validar sua tecnologia e levá-la adiante e para isso promovemos conexões de forma que nossos parceiros bebam da fonte um do outro, ou seja, batam na porta de quem sabe aquilo que ele não sabe”, afirmou.
Algumas grandes corporações que figuram na lista de parceiros do hub são Ceva, Bunge, Dexco, John Deere e OCP, além de mais de 90 startups, fora o formato gratuito em que outras 800 startups que estão começando fazem parte da base e conseguem ser acessadas pelas empresas maiores.
E para que a inovação aconteça, eles são unânimes em afirmar que o posicionamento e a participação têm que vir da governança, com ações disruptivas e estratégias muito bem definidas. “Do contrário, as ideias morrem”, destacou Maurício Moraes.
O IBEF agradece a visita com a certeza de que foi uma experiência inesquecível para os seus associados.
Confira abaixo as fotos: