Notícias IBEF

Insights do evento “Reforma Tributária – A visão das Empresas

O tema “Reforma Tributária – A Visão das Empresas” foi destaque no evento promovido pelo Comitê Tributário do IBEF Campinas Interior Paulista neste mês de março no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) regional Campinas.

A mesa redonda reuniu palestrantes renomados como Valmir Caldana, 1º vice-diretor no CIESP Campinas; Valdineide Simões, diretora financeira do Grupo Mars; Cesar Redondo, sócio da área de Tax na Deloitte e Helcio Honda, diretor titular do departamento jurídico no CIESP SP.

Hélcio Honda destacou que as empresas devem começar a se preparar. Os setores financeiro, contábil e os analistas fiscais devem ficar atentos, pois em 2026 vai ocorrer concomitância com o atual sistema. Para Honda, a reforma tributária deve reduzir o Custo Brasil. “Hoje esse custo de compliance, só para cumprir essas obrigações em relação a esses impostos que estamos discutindo na reforma que são os impostos de consumo ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISS, R$ 1,7 trilhão por ano que as empresas tem que ter entre folha de pagamento, setores fiscais, cumprimento das obrigações e não só o pagamento do tributo. Esse compliance tende a ter uma estabilização maior, uma diminuição de custos, que é muito importante”, declarou.

Valdineide Simões, diretora financeira do Grupo Mars, reconhece que há muita preocupação interna nas empresas. “A gente vai precisar traduzir toda essa carga legislativa nova nos nossos sistemas, então como a gente converte todo esse teor legislativo no dia a dia das nossas empresas. Como a gente vai operar, como a gente vai direcionar os negócios e tudo isso vai refletir muito no nosso plano de negócios”, apontou.

O 1º vice-diretor do Ciesp Campinas, Valmir Caldana, avaliou que a reforma tributária tem um viés interessante para a indústria. “A Indústria enxergou essa reforma como algo positivo. Não é a ideal que a gente esperava por conta de muitos penduricalhos que foram colocados nas últimas horas da leitura do relatório. Para nós da indústria, que prezamos hoje pela reindustrialização do país é muito importante porque vai acelerar o crescimento econômico. Tem estudos que falam em 3% até 12% de aumento do PIB (Produto Interno Bruto) ao longo de 15 anos”, disse.

 

Abaixo as apresentações dos palestrantes:

Apresentação Honda
Apresentação Valdineide

Torne-se um associado para ter acesso ao conteúdo na integra.

Associe-se Faça Login

O tema “Reforma Tributária – A Visão das Empresas” foi destaque no evento promovido pelo Comitê Tributário do IBEF Campinas Interior Paulista neste mês

Cadastre-se para ler o conteúdo na integra.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc lacinia porttitor lobortis. Sed at velit tincidunt.

WhatsApp chat