Notícias IBEF

IBEF Campinas convida prefeito Dário Saadi para o 34º Prêmio Equilibrista 2026

Milton Paes

A 1ª vice-presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Élica Martins, entregou ao prefeito de Campinas, Dário Saadi, o convite oficial para participar da 34ª edição do Prêmio Equilibrista 2026, que será realizada no dia 26 de novembro, a partir das 15h. Considerado o Oscar do Mercado de Finanças, o evento é um dos mais importantes encontros do setor no interior paulista e reúne lideranças empresariais, executivos e profissionais de finanças para discutir temas estratégicos e reconhecer organizações que se destacam em suas áreas de atuação.

Ao receber o convite, Dário Saadi agradeceu a iniciativa e ressaltou a relevância do IBEF Campinas Interior Paulista para o desenvolvimento econômico da região. O prefeito também destacou a importância dos executivos de finanças para a economia brasileira e para o ambiente empresarial de Campinas. “Para mim é uma alegria receber esse convite. Estou aqui com a vice-presidente Élica e queria agradecer o convite do Marcos Ebert, que é o meu grande amigo, e parabenizar o IBEF, que reúne os executivos de finanças. É um setor importantíssimo para a economia do país e importante para a economia de Campinas também. Para mim é uma honra participar, farei o possível para estar presente e tenho certeza de que será uma grande comemoração”, afirmou.

Durante a conversa, o prefeito também manifestou preocupação com os impactos da Reforma Tributária, especialmente em relação à autonomia financeira dos municípios e às possíveis consequências para o setor privado. Segundo ele, os grandes e médios municípios brasileiros poderão enfrentar desafios importantes com a transição do atual modelo de arrecadação para o novo sistema tributário.

Saadi destacou que a unificação do ISS e do ICMS no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) altera a dinâmica de arrecadação e distribuição dos recursos, reduzindo a autonomia municipal. Na avaliação do prefeito, a mudança exige atenção especial dos gestores públicos e dos executivos de finanças das empresas. “Eu tenho uma preocupação muito grande com alguns setores, principalmente o setor de serviços. Do meu ponto de vista, vai ter um aumento de carga tributária e vai caber aos executivos de finanças acompanhar, entender e segurar suas empresas num novo regime fiscal do país”, ressaltou.

O prefeito também questionou o modelo de distribuição de receitas previsto na reforma, argumentando que os municípios vêm assumindo responsabilidades cada vez maiores na execução de políticas públicas, especialmente nas áreas de saúde, segurança e transporte, sem que isso seja acompanhado, necessariamente, por maior autonomia sobre suas receitas.

Como exemplo, citou que Campinas financia mais de 70% do SUS municipal, mantém a Guarda Municipal e responde pelo custeio do subsídio do transporte público. Na avaliação de Saadi, a concentração da arrecadação e a perda de autonomia sobre o ISS poderão trazer consequências significativas para a capacidade de investimento e gestão das cidades de médio e grande porte.

Nesse contexto, o prefeito ressaltou que a atuação dos executivos de finanças será fundamental para que as empresas compreendam as mudanças, avaliem os impactos e desenvolvam estratégias para enfrentar o novo ambiente tributário.

Prêmio Equilibrista terá debates sobre temas estratégicos para os negócios

Para Élica Martins, a realização do Prêmio Equilibrista representa um momento importante de integração entre as empresas, os executivos e as instituições que movimentam a economia da Região Metropolitana de Campinas. A vice-presidente destacou que a presença do prefeito reforça a aproximação do Instituto com o poder público e a importância do diálogo sobre os desafios econômicos regionais. “Para a gente esse prêmio é muito importante porque é o Instituto de Executivos de Finanças, então compreende as empresas da região. São as empresas que geram toda a economia aqui nessa região. O prefeito sempre está ao nosso lado, sempre está nos apoiando, então é uma honra trazer esse convite a ele e contar com a sua presença conosco”, afirmou.

A programação da 34ª edição contará com uma tarde de painéis conduzidos por especialistas renomados, abordando três grandes temas: geopolítica, inteligência artificial e perspectivas econômicas. A proposta é oferecer aos participantes análises qualificadas sobre tendências, transformações e cenários que podem influenciar as decisões empresariais.

Élica Martins ressaltou que os assuntos escolhidos estão diretamente relacionados aos desafios enfrentados pelas organizações. A inteligência artificial, por exemplo, representa uma oportunidade para melhorar processos e ampliar a eficiência dos negócios. Já as questões geopolíticas podem provocar impactos econômicos, exigindo das empresas capacidade de antecipação e planejamento estratégico. “Eu acho que são palestras de excelência porque você mostra como será o futuro. Com todas essas mudanças econômicas, é preciso entender o que vem pela frente para as empresas, aquilo que elas vão empregar em termos de inteligência artificial para melhorar seus negócios e as questões geopolíticas que podem impactar, permitindo antecipar eventuais perdas ou até mesmo ganhos para o futuro”, explicou.

Após os painéis, o evento terá como ponto alto a cerimônia de premiação, que reconhecerá empresas e instituições que se destacaram em suas atividades. A premiação contempla diferentes segmentos, incluindo indústria, serviços, tecnologia, instituições, entidades e empresas familiares.

Para o IBEF Campinas Interior Paulista, o Prêmio Equilibrista é uma oportunidade de valorizar a excelência da gestão financeira, reconhecer lideranças e fortalecer o ambiente empresarial regional, além de promover o intercâmbio de conhecimentos sobre temas fundamentais para a competitividade e o desenvolvimento dos negócios.

A expectativa é reunir novamente importantes representantes do meio empresarial e financeiro em uma edição marcada pela troca de experiências, atualização de conhecimentos e celebração das organizações que contribuem para o desenvolvimento econômico do interior paulista.

Primeira vice-presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Élica Martins e o prefeito de Campinas, Dário Saadi. Crédito: Divulgação.
Primeira vice-presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Élica Martins e o prefeito de Campinas, Dário Saadi. Crédito: Divulgação.
Milton Paes A 1ª vice-presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Élica Martins, entregou ao prefeito de Campinas, Dário Saadi, o convite oficial para participar

Cadastre-se para ler o conteúdo na integra.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc lacinia porttitor lobortis. Sed at velit tincidunt.