Milton Paes
O Instituto Brasileiro de Finanças – IBEF Campinas Interior Paulista promove nesta quinta-feira, 26 de junho, das 8h30 às 11h, o Fórum Grant Thornton: Inteligência Artificial, no Pólis de Tecnologia, em Campinas (SP). O evento reunirá especialistas do setor empresarial e científico para discutir os impactos e as aplicações práticas da inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo.
Organizado em parceria com a Grant Thornton, o Fórum tem como objetivo apresentar uma visão concreta sobre como a IA está sendo aplicada em diferentes segmentos da economia. A primeira vice-presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Élica Martins, expressa otimismo com a realização do encontro. “A minha expectativa em relação a esse evento é muito grande. Os palestrantes são grandiosos e, cada um à sua maneira, traduz com clareza como a inteligência artificial já está transformando a base dos negócios”, destaca.
Entre os palestrantes confirmados está Alexandre Piovesan, diretor de Soluções, Serviços e Inovações da Padtec, que trará à tona o uso da IA para prevenção de falhas em redes, um dos pilares fundamentais para o funcionamento de sistemas baseados em inteligência artificial. “Sem uma infraestrutura de rede estável, não é possível garantir o pleno funcionamento das aplicações em IA. O Piovesan representa esse alicerce técnico essencial”, explica Élica.
O Fórum contará também com a participação de Paulo Silveira, CEO da FoodTech Hub Latam, que apresentará cases de sucesso no uso da inteligência artificial na indústria de alimentos. “Vou apresentar dois casos importantes. Um deles é o da NotCo, empresa chilena que utiliza IA desde 2018 com a plataforma Giuseppe para desenvolver produtos vegetais como NotMilk entre outros. Além disso, destacarei a empresa israelense Lembas, que criou um GLP-1 natural utilizando IA para a indústria alimentícia. São exemplos concretos de como a IA pode acelerar o desenvolvimento de produtos e trazer soluções disruptivas”, afirma Silveira.
Outro destaque do evento é o pesquisador Gabriel Schleder, líder em simulação e IA no Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM, que mostrará como a inteligência artificial vem sendo utilizada na manipulação de materiais em nanoescala. Schleder apresentará aplicações em áreas como medicina, eletrônica, ciência da computação, agricultura e alimentos, conectando o potencial da IA com os avanços da nanotecnologia.
A moderação do evento ficará a cargo de Marcos Tondin, sócio da Grant Thornton e coordenador de Gestão e Governança do Sistema de Informação do IBEF Campinas Interior Paulista.
De acordo com Élica Martins, que também é sócia de auditoria e líder do escritório da Grant Thornton em Campinas, o Fórum foi pensado para um público formado principalmente por CEOs, CFOs e controllers que buscam inovação para suas empresas. “É um evento voltado à liderança que deseja entender como a inteligência artificial pode ser aplicada na prática, especialmente na área financeira, mas também em toda a estrutura organizacional.”
Dados reforçam o interesse crescente do setor corporativo pelo tema. Uma pesquisa global da Grant Thornton, que ouviu CEOs e CFOs de empresas de médio porte em diversos países, aponta a inteligência artificial como uma das principais preocupações estratégicas para os próximos anos, junto com investimentos em tecnologia e as transformações da economia digital. O estudo “International Business Report (IBR)” reforça esse cenário ao indicar o desejo das empresas em apostar em soluções tecnológicas para alavancar seus negócios.
O Fórum Grant Thornton: Inteligência Artificial será realizado no auditório do Pólis de Tecnologia, localizado na Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, 1000 – Bosque das Palmeiras, em Campinas. A participação é voltada a executivos, profissionais de finanças, controladoria e inovação que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as transformações proporcionadas pela inteligência artificial.

