Sondagem Econômica 2024

A tabulação da Sondagem Econômica IBEF Campinas Interior Paulista já estão disponíveis no arquivo abaixo, junto de um release do nosso Presidente, Augusto de Assunção.

Confira no PDF abaixo:

Clique aqui para visualizar o PDF

 

Inteligência Artificial está nos planos de 65% dos empresários da RMC

Acaba de sair o resultado da Sondagem Econômica Anual do IBEF Campinas Interior Paulista (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), com uma amostra de 150 participantes na edição de 2024. Entre os respondentes estão presidentes de empresas, diretores financeiros, controllers e gerentes dos setores de indústria, agronegócio, comércio, tecnologia e serviços da região que responderam sobre temas atuais e relevantes como reforma tributária, câmbio, emprego, inflação, investimentos, transformação digital, energia renovável, PIB, diversidade e Inteligência Artificial (IA).

O estudo apontou que 65% das empresas já estão em discussão ou implementação de ações de reformulação de processos para IA. “Mesmo sendo um tema que ainda parece distante para muitas companhias, vimos na Sondagem que a maioria já está voltando suas lentes para o futuro e realizando mudanças no sentido de integrar a IA aos seus negócios”, afirma Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas Interior Paulista.

O economista Rodrigo Sabbatini, da Facamp, parceira do IBEF, concorda que esse é um caminho sem volta. “A Inteligência Artificial é uma realidade avassaladora para empresas, consumidores e governos. Todos, incluindo executivos financeiros, devem discutir e se preparar para os impactos dessa transformação nos negócios”, diz.

Em 54% das empresas a transformação digital está em um nível intermediário e 18% se encontra em nível avançado, o que reforça a adoção da tecnologia dentro dos negócios. “Tanto que 31% dos executivos respondeu que seu foco de investimento este ano será em inovação, um aumento de 6% com relação ao mesmo quesito em 2023”, conta Antonio Wellington da Costa Lopes, vice-presidente de Marketing e Ações Comerciais do IBEF.

 

Outros resultados

Além do foco em Inteligência Artificial, um tema que chamou a atenção na Sondagem foi a manutenção ou geração de postos de trabalho: apenas 8% dos executivos mencionaram que irão reduzir o quadro de funcionários em 2024, contra 17% que pretendiam dispensar seus colaboradores no ano passado. “Isso dá um total de 92% de empresas que pretendem manter ou contratar novos funcionários e isso vai refletir na economia da nossa região”, reforça Assunção.

Por falar em emprego, 52% dos respondentes disseram que estão estimulando a contratação e a participação de colaboradores de várias tendências nas atividades da empresa, ou seja, fomentando a diversidade no ambiente do trabalho. Do total, somente 25% ainda não teve o tema incluído no planejamento corporativo.

Outro ponto a ser mencionado, de acordo com o presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, é a introdução do tema ESG nas empresas. Em 80% delas existe planos de implementar ou as ações já estão em andamento.

 E o percentual de investimentos apresentou aumento se comparado com o ano passado. Nesta edição, 20% dos empresários pretende investir acima de 10% do faturamento e 21% deles investirá de 4 a 6%. Já em 2023, esse percentual ficou em 11 e 13%, respectivamente.

 Em contrapartida, quando perguntados sobre o uso de energia renovável, 73% ainda não utilizam em suas empresas. Em segundo lugar ficou a energia solar em 20% delas, energia eólica em apenas 3% e cogeração, mercado livre e produção própria respondem por 4%.

“Nossa Sondagem refletiu a expectativa otimista dos empresários com o ambiente macroeconômico e fiscal do país, queda dos índices inflacionários, redução das taxas de juros, investimentos relevantes anunciados em infraestrutura, energia e ampliação de capacidade industrial, entre outros”, finaliza o presidente do IBEF.

 

Sobre o IBEF Campinas Interior Paulista

Fundado em 1985, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Campinas Interior Paulista – é considerado entidade de utilidade pública municipal e a única seccional fora de uma capital, com quadro associativo composto por 250 membros e atuação em mais 12 regiões do interior do estado.

O IBEF é referência no desenvolvimento profissional e social por meio do intercâmbio de informações técnicas e vivências na área de administração financeira. E entre os eventos que organiza, estão reuniões mensais dos comitês de estudos em diversos segmentos, debates sobre cases empresariais, fóruns, almoços, seminários, webinários, palestras, masterclass e encontros com personalidades do mundo financeiro, político e econômico do país. Além disso, o Instituto entrega anualmente o Prêmio Equilibrista ao profissional de finanças que mais se destaca.